Telefone: 13 3878-8400  |  E-mail: consultoria@creditoemercado.com.br

Consultoria em InvestimentosConsultoria em Investimentos

Estudo de Solvência

Descrição do Serviço

O Estudo de Solvência tem por objetivo identificar a razão de solvabilidade do plano de benefícios do RPPS, considerando premissas e hipóteses de simulação com base em fluxos de caixa atuarial e cenários macroeconômicos, e proporá composições de carteiras de investimentos que possam suportar e alongar a sobrevida do plano de benefícios, e que apresentem melhor relação entre resultado esperado (superávit projetado) e risco de déficit (medido como “downside risk”) no conjunto das combinações entre os cenários adotados para as variáveis de mercado (CDI, INPC, IPCA, IGP-M, Bolsa de Valores, etc.) e os cenários simulados para o fluxo de caixa líquido de benefícios.

Será disponibilizado um relatório final onde constará a síntese dos resultados obtidos para atualização do Estudo de Solvência realizado para o RPPS. Os resultados projetados têm o objetivo de rever as alocações estratégicas obtidas com base no estudo atuarial, refletindo nas mesmas as mudanças ocorridas nos cenários de mercado, preços dos ativos e na base cadastral de participantes. O resultado apresentado ainda trará subsídios para suportar a elaboração da Política de Investimentos para o ano subsequente.

Público Alvo

Gestores que necessitam de consultoria especializada para analisar e elaborar um estudo que verifique a solvabilidade dos recursos do seu RPPS.

Escopo

O relatório de Estudo de Solvência conterá as seguintes análises:


O relatório será apresentado em reunião especifica, a ser agendada após conclusão dos trabalhos, com previsão para duração de 2 (duas) horas.

Importante – Adicionalmente, pelo período de 1(um) ano após a emissão do Relatório citado acima, a Crédito & Mercado, sempre que solicitado pelo RPPS, avaliará a viabilidade de investimento em fundo de longo prazo e emitirá um parecer que dará subsídios para o gestor atestar ou não a sua decisão pelo investimento.

Prazo

O relatório será entregue até 30 dias corridos após o envio dos dados por parte do RPPS.

Investimento

Entre em contato e consulte.