maio, 2018

Informação e o mercado

A Informação assume, atualmente, grande importância no processo de tomada de decisão. Ela torna-se fundamental, principalmente, quando o objeto de análise é uma alternativa de investimento ou mesmo aplicação financeira, seja em que nível for, o compramos no mercado financeiro é basicamente informação.

A Moderna Teoria do Portfólio é, hoje, largamente utilizada para a toma de decisões de investimentos. Muitos dos conceitos da Moderna Teoria do Portfólio foram produzidas durante a década de 1960.

Os preceitos dessa teoria afirmam que os mercados financeiros são eficientes, pois os investidores tomam suas decisões de forma racional, informados e agem exclusivamente com as informações disponíveis. Uma vez que todos têm acesso ao mesmo conjunto de informações, todos os ativos negociados constantemente e todos tem seus preços fixados corretamente. Desta forma, os preços permanentemente reproduzem todas as informações disponíveis publicamente e não há nenhuma maneira de qualquer investidor comprar um ativo a um preço vantajoso.

O conceito de que os mercados são e agem de forma eficiente é um dos princípios fundamentais da Moderna Teoria das Carteiras. A suposição dos mercados eficientes propõe que os preços retratam o tempo todo as informações disponíveis sobre um ativo e/ou mercado. Uma vez que todos os participantes têm acesso ao mesmo conjunto de informações, nenhum investidor levará vantagem na projeção de retorno dos preços dos ativos.

O conceito de informação deriva do latim e significa um processo de comunicação ou algo relacionado com comunicação, mas na realidade existem muitas e variadas definições de informação, cada uma mais complexa que outra. Podemos também dizer que informação representa um recurso que tem por objetivo o acumulo de conhecimento, ou, mais especificamente, informação é tudo o que reduz a incerteza, um instrumento de compreensão do mundo e da ação sobre este.

A informação tornou-se uma necessidade crescente para qualquer setor da atividade humana e é indispensável .

Quando o assunto é planejamento financeiro pessoal, informação torna-se o principal instrumento para o perfeito controle financeiro.

O planejamento financeiro resulta da aplicação dos princípios de finanças aos efeitos monetários resultantes das decisões dos indivíduos e das famílias. Retrata o estabelecimento de metas para o acumulo de recursos que irão formar o patrimônio de um indivíduo de uma família. Com este planejamento conseguimos responder questões do tipo: o que fazer com o dinheiro acumulado? Como fazer para alcançar determinado objetivo? O que fazer para conseguir guardar dinheiro? O que fazer com o dinheiro que acumulado até a data em que vou usá-lo?

Para elaborar um planejamento financeiro, informação é o elemento principal.

O orçamento pessoal e seu fluxo de caixa representam um conjunto de informações, é de grande importância, para o processo do planejamento de investimento, pois permite identificar a sua capacidade de poupança ou necessidade de financiamento com crédito.

Uma vez definido o planejamento financeiro, se faz necessário avaliar o conhecimento sobre investimentos, pois é um fator de grande importância para que se efetue a avaliação do perfil de risco do investidor. Alguém que já tenha passado por momentos de dificuldade no mercado financeiro, tenderá a lidar melhor com situações adversas e optar por alternativas de investimento à sua disposição do que outro investidor com pouca experiência.

Outro fator importante para definição do perfil de risco, aliado a experiência com investimentos, é o grau de conhecimento do investidor sobre os produtos a disposição no mercado . Se o investidor conhecer as características de risco e retorno dos diversos produtos de investimento aumenta sua capacidade para tomar risco, dentre outros fatores.

O mercado financeiro e de capitais, tem grande importância para o ambiente econômico, principalmente a medida em que os negócios enfrentam cada vez mais concorrência.

Aos que estiverem dispostos a investir seus recursos nesse mercado, precisam estar atentos para que consigam trabalhar seu capital de melhor forma possível, seja para aplicar ou para financiar seus investimentos.

Como o mercado financeiro ao redor do mundo está sempre em mutação, é necessário se manter atento e atualizado sobre tudo ocorre tanto na economia, política e ativos.

A experiência no mundo dos investimentos dente a aprimorar a capacidade de empregar bem o capital, fazendo com que o patrimônio líquido familiar possa crescer dia a dia.

A falta de conhecimento por sua vez irá limitar o acesso ao mercado de capitais, visto que um investidor racional jamais deverá aplicar seus recursos em um mercado ou produto que não conhece. Logo, informação é primordial.