Como fazer sua Inscrição para exames na ANBIMA ?

Existem duas situações:

- Profissionais vinculados a Instituição Participante;

- Profissionais ou estudantes sem vínculo com Instituição fiscalizada pelo Banco Central (Bacen) ou pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

No Site da ANBIMA, página Certificações, você poderá inscrever-se, individualmente, para os Exames ou agendar data e hora dos mesmos, caso já esteja inscrito.

Os exames são realizados em centros de testes pré-definidos e habilitados pela ANBIMA. No site você pode verificar se há centros de teste em sua cidade.

Não existe pré-requisito quanto à formação acadêmica e/ou necessidade de outra certificação.

1º PASSO: INSCRIÇÃO

Clique na opção correspondente ao seu Exame.

Preencha a ficha de inscrição.

Obs: Se o RH de sua instituição já o inscreveu para algum dos exames, siga os procedimentos a partir do “3º passo – Agendamento do Exame”.

2º PASSO: PAGAMENTO DO BOLETO

O Boleto Bancário é gerado automaticamente após o correto preenchimento de sua ficha de inscrição no 1º Passo.

Dica: O boleto somente pode ser emitido pela ferramenta “Internet Explorer”. Os sistemas Mozilla-Firefox e Google Chrome, não permitem a abertura do boleto do Exame.

3º PASSO: AGENDAMENTO DO EXAME

Poderá escolher local e data/hora para realização dos Exames todo profissional que tiver uma inscrição efetivada informada pelo seu RH ou através de e-mail enviado pela ANBIMA com procedimentos para agendamento.

Para agendar seu exame, clique na opção, Agendamento de Exame.

Escolha o local da prova em seguida a data;

Para o Profissionais ou estudantes sem vínculo com Instituição fiscalizada pelo Banco Central (Bacen) ou pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Necessita da Declaração de Profissional Sem Vínculo

A declaração de profissional sem vínculo deve ser preenchida e assinada (com reconhecimento de firmar) e encaminhada em formato PDF para o e-mail certificacao@anbima.com.br. O nome do arquivo deve ser o número de seu CPF.

Você sabia que apenas 1.120 profissionais são Certificados no CEA – Certificação de Especialista em Investimentos Anbima?

O excelente profissional é aquele que num tempo de incertezas é capaz de buscar o seu autodesenvolvimento, sem medo de recomeçar quantas vezes se fizer necessário, cuidando de sua própria carreira, empresariando seu talento e criando oportunidades profissionais. Faça a diferença !!

CERTIFICAÇÕES EMITIDAS

•             CPA-10: 300.519 certificações

•             CPA-20: 69.071 certificações

•             CGA: 595 certificações

•             CEA: 1.120 certificações

Total de Certificações Emitidas: 371.305

Obs.: 12.312 Profissionais Vencidos na CPA-10 possuem a CPA-20 válida.

A CEA se destina a certificar Profissionais das Instituições Participantes que assessoram os gerentes de contas de investidores pessoas físicas em seu planejamento de investimentos, podendo indicar produtos dos mercados financeiro, de capitais e de previdência complementar aberta, disponíveis em sua instituição.

Não são considerados como especialistas de investimento os Profissionais que apenas executam ordens e os Profissionais que distribuem exclusivamente uma única modalidade de produto.

Quem pode se inscrever para o Exame CEA

Os profissionais que obtiveram a CEA poderão exercer as atividades que requeiram CPA-10 e CPA-20.

Assim como nas CPA-10, CPA-20 e CGA, pode se inscrever no exame o profissional vinculado a Instituição Participante ou sem vínculo com instituição fiscalizada pelo BACEN ou CVM.

A inscrição é vedada para o profissional vinculado a instituição financeira não aderente ao Código de Auto-Regulação para o Programa de Certificação Continuada, embora seja fiscalizada pelo Bacen ou pela CVM.

Pré-requisito: Não existe pré-requisito quanto à formação acadêmica e/ou necessidade de outra certificação.

Exame de Certificação de Especialista em Investimentos Anbima (CEA)

Aprovação no Exame: Nota igual ou superior a 70%

Número de questões: 70 questões de múltipla escolha com 04 alternativas

Duração do exame: 3 horas e 30 minutos

Valor da taxa de inscrição: R$ 547,00

Fonte: ANBIMA

Não deixe de visitar o site de educação da Crédito & Mercado, lá você poderá obter mais informações sobre a Certificação ANBIMA CEA.

Educação Financeira – Projeto Bolsa de Valores nas Escolas

Na trajetória de toda nossa vida, lidamos com várias questões financeiras, pois somos os administradores de nosso dinheiro, e nossas decisões sobre esse assunto terão impacto no presente e no futuro. A educação financeira é importante em todas as fases da nossa vida, e aprender desde cedo ajuda a fundamentar nossos comportamentos.

E a escola é o ambiente em que jovens adquirem não apenas conhecimentos, mas também a capacidade de se relacionar (viver em sociedade), fazendo escolhas, tomando decisões que influenciarão na realização dos seus sonhos, e suas atitudes influenciam na sociedade.

A Educação Financeira, não pertence a nenhuma disciplina específica, envolve-se com as diversas disciplinas dos currículos do Ensino Fundamental, Médio e Universitário, de forma a possibilitar ao estudante compreender como concretizar suas aspirações e estar preparado para as diversas fases da vida.

Com o objetivo de introduzir a Educação Financeira em todo o processo de formação de jovens, a Crédito & Mercado Educação Executiva desenvolveu o Programa Educação Financeira nas Escolas, levando o conhecimento básico sobre a Bolsa de Valores para as Escolas.

Uma dinâmica onde jovens realizam Simulações de Compra e Vendas de Ações, aprendendo na prática como funciona, isto após uma Palestra sobre a Bolsa de Valores.

Ontem dia 11 de junho, realizamos o Evento na ETEC – Escola Técnica Estadual de Cubatão, que teve a participação de alunos dos cursos de Administração, Contabilidade e Logística.