A política de elevação da taxa básica de juros (Selic) pelo Banco Central (BC) deve continuar até a inflação ceder. A inflação esperada para o ano de 2013 é de 6%, acima da inflação de 2012, conforme consta no último Relatório de Inflação, que é publicado trimestralmente pelo BC.
Para que ocorra a recuperação da rentabilidade dos fundos que perderam com a alta das taxas de juros – por investirem em Nota do Tesouro Nacional série B (NTN-Bs) – é necessário que as taxas voltem a cair, o que não deve ocorrer no curto prazo.
Por outro lado, o fato do fundo ter marcado as NTN-Bs a mercado com uma taxa mais alta, faz com com que a rentabilidade diária seja maior, ajudando a recuperar parte das perdas (entenda como funciona a marcação a mercado).
Outro detalhe é que uma migração para outra aplicação de renda fixa aumentará a alíquota de imposto de renda sobre os rendimentos, uma vez que aplicações resgatadas antes de 180 dias são tributadas a uma alíquota de imposto de renda de 22,5%.
Resumindo, há poucas chances de recuperação da perda de 10% no curto prazo, mas existe uma chance maior desta perda se tornar menor.
Fonte primária da informação: Portal Exame
Deixe um Comentário